MEDALHA

Unidades da FAB recebem medalhas do Exército Brasileiro

As Organizações Militares da FAB foram agraciadas com as medalhas do Pacificador e Mérito Aviação do Exército
Publicada em: 12/09/2023 08:25
Imprimir
Fonte: DCTA, EEAR e BACO 
Edição: Agência Força Aérea

Três unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) receberam, nos dias 25/08 e 01/09, medalhas do Exército Brasileiro (EB). 

A Base Aérea de Canoas (BACO) foi agraciada, no dia 25/08, com a Medalha do Pacificador pelo Exército Brasileiro. A solenidade de honra, que ocorreu no Quartel General do Exército, em Brasília (DF), durante a cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, foi presidida pelo Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Também participaram autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de militares e civis, amigos das forças de segurança e familiares.

Já no dia 01/09, o Comando de Aviação do Exército (CAVEX), localizado em Taubaté (SP), realizou a solenidade alusiva ao 37º Aniversário de Recriação da Aviação do Exército, com imposição da Medalha Mérito Aviação do Exército Brasileiro ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), à Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), entre outras personalidades e instituições.

O Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Lourival Carvalho Silva, presidiu a cerimônia, que contou com a presença do Comandante Interino do Exército, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Medalha do Pacificador

A Medalha do Pacificador foi criada em 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento.

A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros que tivessem prestado assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

Medalha Mérito Aviação do Exército

Instituída em 30 de maio de 2022, é destinada a premiar os militares aeronavegantes do Exército Brasileiro, da ativa ou na inatividade, que tenham se destacado pelo excelente desempenho funcional, irrepreensível conduta civil e militar, bem como pelos bons serviços prestados em organizações militares da Aviação do Exército ou em funções especificamente ligadas à Aviação do Exército. A condecoração poderá ser concedida, também, aos militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, das Forças Auxiliares ou civis, mesmo que não aeronavegantes, que tenham se destacado no relacionamento profissional e prestado relevantes serviços à Aviação do Exército.

Fotos: DCTA, EEAR e BACO